Master Data Management / Multi-Domain MDM
Multi-Domain Master Data Management (ou Gestão de Dados Mestre Multi-Domínio)
Os últimos tempos foram positivos para o mercado de MDM: o mercado amadureceu, surgindo uma clara divisão entre as soluções de MDM oferecidas como parte de uma plataforma mais ampla e os fornecedores especializados. Por outro lado cada vez mais enfatizada a importância do MDM como parte de uma solução mais ampla, envolvendo a integração e a qualidade dos dados.
Assim, a importância do governo de dados é fundamental no sucesso dos projectos de MDM, embora ela não seja uma tecnologia em si, mas sim um conjunto de processos de negócios. Os dados mestre e de referência são parte integrante do ADN das empresas. Consistem num conjunto partilhado de identificadores, atributos e hierarquias que constituem cada transacção de negócio, como produtos, clientes, colaboradores, fornecedores, hierarquias e dados de referência.
Anteriormente, era comum as soluções de MDM pertencerem e serem governadas pelo departamento de TI e focarem-se sobre um domínio específico de dados mestre. Hoje em dia, as soluções de MDM multi-domínio são governadas colaborativamente, com os utilizadores de negócio, criando e aprovando dados mestre. Ter um ponto único de gestão para todos os dados mestre e de referência ajuda a sua organização a manter-se competitiva e em conformidade à medida que lida com aplicações, regulamentações e processos internos cada vez mais complexos.
Até agora, a única opção para tal era armazenar e gerir os dados de referência em bases de dados feitas à medida ou em folhas de cálculo, uma vez que o software de MDM disponível estava concebido apenas para dados de produto (PIM) ou de cliente (CDI).
Quais são então os desafios mais comuns em projectos de MDM?
- Visões inconsistentes dos dados utilizados por diferentes aplicações conduzem a incorrectas e inconsistentes métricas de negócio e inconsistentes relatórios.
- Múltiplas fontes para a mesma classe de dados podem causar confusões e representações inconsistentes dos dados de referência. Múltiplas visões da “verdade”.
- Pobre entendimento das fontes dos dados leva a que múltiplos sistemas actuem como dados de referência e mestre ou como pontos de distribuição, aumentando a complexidade e diminuindo a consistência.
- A ausência de governo de dados para os dados de referência e dados mestre significa que não há ownership, nem consistência para esses dados.
- Fluxos de dados complexos e pouco entendimento sobre as suas dependências.
E os benefícios?
- Elevada reutilização de dados.
- Uso de "verdadeiras" ferramentas de MDM para a gestão do ciclo de vida dos dados de referência.
- Redução do investimento em soluções de hardware personalizadas e onerosas.
- Acesso transparente aos dados.
- Semântica consistente.
- Estrutura de gestão de dados consistente.
Para conhecer mais sobre a nossa visão sobre o MDM, consulte este documento.