Master Data Management / Customer Data Hub
Customer Data Hub (Visão Única do Cliente)
A realidade diz-nos que nas organizações, a informação está dispersa pelos mais diferentes departamentos, evitando desta forma que exista uma visão unificada do Cliente, criando assim visões distorcidas da realidade, e do valor que um Cliente pode representar para a organização.
Numa organização típica, os departamentos como vendas, finanças, logística e marketing, possuem informação própria, que mostra apenas algumas das características do Cliente. O departamento financeiro necessita saber como e quando os clientes pagam por um produto, já o departamento de vendas necessita conhecer sobre que produtos o Cliente está interessado, a logística possui a informação sobre quando o produto foi enviado e por fim, o marketing sabe que o Cliente usou um determinado desconto num produto depois de uma campanha de marketing.
Esta informação pode parecer suficiente para o departamento mencionado, mas na realidade, muitas vezes não é assim. Resulta em departamentos que trabalham isolados, em vez de trabalharem em conjunto. A falta da informação correcta pode levar a problemas graves.
O maior desafio para o departamento de marketing, neste caso, é que ele não sabe sobre o comportamento de compra do Cliente e, portanto, não pode chegar ao cliente de forma eficaz. A logística e os departamentos de finanças podem não saber que dois Clientes (por exemplo, nomes de profissionais e privados) são realmente a mesma pessoa e vai trabalhar menos eficiente no envio de produtos e gestão da situação financeira.
Através da implementação desta visão, as organizações podem obter um conjunto alargado de vantagens, como por exemplo:
- Maior eficiência nas campanhas de marketing.
- Um maior retorno do investimento.
- Oportunidades de up-selling e cross-selling mais fáceis de detectar.
- Um melhor aproveitamento das estratégias de vendas e marketing.
- Satisfação do Cliente será superior.
- A possibilidade de oferecer um serviço mais adaptado através de uma melhor compreensão do Cliente.
- Permitir conhecer melhor o Cliente e comunicar com ele através de novos meios, como as redes sociais.
Para conhecer mais sobre a nossa visão sobre o CDH, consulte este documento.